Pensando Alto

Pensando Alto

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

RESENHA: O mundo se despedaça de Chinua Achebe

                                                




Leitura Concluída 14/50

O mundo se despedaça de Chinua Achebe.

Minha primeira passagem pela Nigéria foi turbulenta e confesso que me deixou em dúvida sobre muitas coisas, principalmente quando me pergunto o que era pior, o antes ou o depois da chegada do homem branco.

Já tive outras experiências com a literatura africana, então já conhecia um pouco da cultura de lá, mas O Mundo se Despedaça me fez conhecer ainda mais e tornou a leitura muito interessante.

O livro é dividido em três partes:

 A primeira, apresenta alguns costumes de Okonkwo, o personagem principal desse enredo, e demais habitantes daquela região da Nigéria, antes da chegada de missionários brancos. 
Na segunda, Okonkwo está em exílio com suas esposas e filhos e já podemos conhecer um pouco do efeito da chegada dos cristãos naquele povo. 
Na terceira e última parte, temos que lidar com a tentativa de convivência do povo com aquela gente nova, que força sua religião e costumes sobre pessoas que já viviam ali a muito mais tempo, como se fossem melhores, superiores. Temos a recusa de Okonkwo sobre essas novas 'leis'. 

Sim, a vida era cruel, principalmente sobre as mulheres, mas o mundo pareceu se despedaçar mesmo depois da desconstrução de uma vida que aquela gente sempre conheceu e agora era praticamente obrigada a mudar.

Um livro incrível que merece muito ser lido. Mais atual impossível. Estou cada vez mais apaixonada por essa literatura e ta aí algo que vai fazer parte da minha vida também.

Quem tiver recomendação de outros livros nigerianos ou de outros países do continente África, por favor deixe nos comentários. Ah para quem não leu ainda O mundo se despedaça, recomendo que leiam. Acredite, vai tocar vocês de uma forma única.


Para aqueles que desejam adquirir o livro e quiser fazer isso através da Amazon, vou deixar aqui o link. Lembrando que qualquer livro que vocês adquirirem pelos meus links, irá ajudar a manter o blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário