Pensando Alto

Pensando Alto

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Pequenos Incêndios por toda parte de Celeste Ng - Livro X Série



Ta aí uma das leituras mais arrastadas que já li nos últimos tempos.

Apesar disso, acredito que um dos principais motivos para não ter amado o livro, foi ter assistido a série primeiro.

Sabem aquela série que a cada final de episódio te deixa com a pulga atrás da orelha, desconfiando de tudo e todos os personagens? Aquela série que te faz amar e odiar cada um dos personagens e se apegar a eles? Bom, essa é assim, ao menos para mim foi.

Elenco fantástico, com atores/atrizes que transmitiam muito bem cada característica de seus personagens, mesmo os mais misteriosos, com uma das principais, Mia Warren. Na série, para quem não leu o livro primeiro, passa a impressão de que ela está escondendo alguma coisa, que é mais do que deixa transparecer e parece pronta para o caos a qualquer momento.

No caso da Elena, nossa outra personagem principal, que desconfia da Mia e da filha dela no momento em que colocam os pés na pequena cidade de Shaker Heights, ela parece controlar tudo e a todos, não só sua própria família, mas os outros ao seu redor também. Ela precisa que todos sejam perfeitos e só consegue enxergar a casca de cada um, e isso inclui seus quatro filhos.

Uma parece obscada pela outra, na série, e transmitiu uma carga de mistério e emoções a flor da pele, fantástica. Gostei demais da série e ao final dela, sabia que precisava tentar ler a obra de Celeste Ng.

E no caso do livro, bom, as coisas aqui acontecem mais devagar, quase como se só estivesse contando a história de pessoas, da sociedade que mora nessa cidade planejada chamada Shaker Heights. Mia e Elena não tem uma rivalidade tão forte e estranha como na série e o final, me trouxe sentimentos e sensações muito diferentes.

No livro esse conflito entre as personagens fica mais a imaginação e deixa o leitor esperando o momento em que a bomba poderia estourar e essas duas enfim se meteriam na vida uma da outra.

A intromissão da Elena, a maluquice dela, não existe no livro, ou melhor, não é exposta tão abertamente. E a Mia, fui capaz de gostar mais dela na leitura do que na tela. Ela é muito mais complexa, cheia de camadas e conflitos dentro do livro.

Enfim, de modo geral eu gostei, muita coisa fez muito mais sentido no livro e eu amei ainda mais esses personagens, em especial Mia Warren.

Livro e série, cada um com tem as suas peculiaridades e muitos detalhes diferentes, mas que gostei da mesma forma... apesar de eu ter sofrido e chorado um pouco mais com a série. Aquele final foi de arrepiar e chorar até eu não poder mais.

Quem ainda não viu, recomendo que assista, está disponível no Amazon video.

Onde encontrar o livro: https://amzn.to/3h7KtN2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário